Depois de refletirmos sobre quanto tempo é considerado normal para se engravidar e quais os sintomas de uma gravidez inicial, vem a questão: como confirmar que estou grávida?
Para quem monitoriza o seu ciclo menstrual e sabe em que dia aconteceu a ovulação, fases lúteas superiores a 16 dias são muito sugestivas de gravidez. Ou seja, se passarem mais de 16 dias desde a ovulação e não tiver surgido a menstruação, quase de certeza que estás grávida.
No entanto, a maioria das pessoas não faz monitorização do seu ciclo menstrual e existe o famoso ritual do teste de gravidez na urina: o primeiro “ver para crer” da gravidez 🙂
Os testes de gravidez baseiam-se todos (sangue e urina) na detecção da hormona gonadotrofina coriónica humana (HCG), que é secretada após a implantação do embrião.
A implantação do embrião tipicamente ocorre uns 8-10 dias após a ovulação (mas é variável de pessoa para pessoa).
O número de dias desde a última menstruação até se conseguir detectar a HCG depende de vários fatores:
– duração da fase folicular daquela pessoa (tempo desde a menstruação até à ovulação);
– sensibilidade do teste de gravidez usado.
Os testes dão positivo a partir de determinado valor de HCG, o que varia entre marcas no mercado. Cada marca refere na sua embalagem a partir de quando deve ser feito o seu teste – umas dizem que apenas é confiável depois de faltar a menstruação, outras que pode ser feito até 5 dias antes da data esperada da menstruação.
O teste pode ser feito a qualquer hora mas, teoricamente, se for feito com a primeira urina da manhã diminui-se a probabilidade de um falso negativo (ou seja, o teste dar negativo mas existir na realidade uma gravidez) pois é nessa altura que a urina está mais concentrada (ainda que seja pouco provável que isso diminua a sensibilidade do teste).
É muito raro o teste dar um resultado falso positivo, ou seja, o resultado ser positivo mas não existir gravidez.
Se o teste de gravidez der negativo mas a probabilidade de gravidez for alta, é sensato repeti-lo passado alguns dias.
🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.
Referências: