Afinal, as grávidas podem ou não viajar de avião? 🤔
Viajar de avião é considerado seguro para grávidas saudáveis e sem complicações na gravidez, mesmo no 1º trimestre.
A coisa mais importante é: usa sempre o cinto de segurança enquanto estiveres sentada. Pode ocorrer turbulência inesperada e magoares-te.
Para prevenir o risco de trombose deves:
✈️ Manter-te bem hidratada;
✈️ Evitar roupa apertada;
✈️ Movimentar regularmente as pernas, caminhando pelo corredor;
✈️ Usar meias de compressão elástica.
⚠️ Grávidas com patologia que aumente o risco de trombose poderão necessitar de medidas adicionais, nomeadamente tomar anticoagulantes. Mas esta medicação não está recomendada por rotina.
Sobre o risco da radiação cósmica, que pode afetar o bebé se for acima de 2 rem, considera-se que é baixo para viajantes ocasionais, no entanto deve ser tido em conta por assistentes de bordo ou viajantes frequentes. Se tiveres curiosidade, encontras uma calculadora de radiação cósmica no site da Federal Aviation Administration.
Quanto às complicações na gravidez, numa revisão de estudos observacionais, sobre os quais se questiona a qualidade, verificaram um maior risco de perda gestacional para assistentes de bordo (que costumam ficar de baixa na gravidez), mas não para passageiras ocasionais, e o inverso em relação ao risco de parto prematuro, ou seja, maior em passageiras ocasionais e menor em assistentes de bordo. Esta última associação não faz muito sentido biologicamente e pode ser reflexo da menor qualidade dos estudos.
Importa também refletir se o destino da viagem é seguro para grávidas, mas isso ficará para outro dia 😉
Ah, e não te esqueças de confirmar junto da companhia aérea até quantas semanas podes viajar e se é necessário algum documento assinado pelo médico!
🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.
Referências:
ACOG Committee Opinion No. 746: Air Travel During Pregnancy. Obstet Gynecol. 2018;132(2):e64-e66.
Magann EF, Chauhan SP, Dahlke JD, McKelvey SS, Watson EM, Morrison JC. Air travel and pregnancy outcomes: a review of pregnancy regulations and outcomes for passengers, flight attendants, and aviators. Obstet Gynecol Surv.
Barish RJ. In-flight radiation exposure during pregnancy. Obstet Gynecol. 2004;103(6):1326-1330. doi:10.1097/01.AOG.0000126947.90065.90