grávida em trabalho de parto debruçada na bola de pilates e sendo apoiada por médica obstetra

O que esperar da expulsão numa perda gestacional do 1º trimestre?

Agora que já conheces as tuas opções de conduta após o diagnóstico de aborto retido, surge a dúvida sobre o que vais viver a seguir.

Ainda que existam vários tipos de vivências, a maioria das pessoas começará a sentir cólicas tipo menstruais (uma dor no fundo da barriga que vai e vem) acompanhadas de perda de sangue por via vaginal (sangue líquido juntamente com coágulos de variadas dimensões, algum tecido mais fibroso esbranquiçado/rosado e membranas). Algumas pessoas também relatam que o intestino fica mais acelerado.

Dependendo da idade gestacional em que a gravidez parou, pode ser visível ou não o embrião . Mas, regra geral, diria que não vão conseguir identificá-lo (excepto se fizerem por isso).

Este processo pode iniciar-se lentamente ou mais rapidamente. Pode durar umas horas e depois abrandar (ficando com uma moinha e perda de sangue tipo borra de café ou rosado uns dias) ou pode ser mais demorado (vários dias, com períodos mais intensos e outros mais calmos).

Os sinais de alarme para procurar apoio médico (serviço de urgência ou contactar o vosso médico assistente se tiverem um contacto rápido) são perda de sangue abundante (tipo torneira aberta), tonturas, febre ou dores muito fortes que não consigam controlar com a medicação analgésica que vos seja recomendada pelo vosso médico.

Para quem optou por fazer medicação para acelerar a expulsão, o mais provável é ela fazer efeito nas horas seguintes mas pode ser necessário repetir.

Para quem optou ou necessitou de aspiração uterina, esta costuma ser feita sob sedação (ou seja, a dormir) e é um procedimento rápido. Após acordarem, terão uma hemorragia vaginal geralmente ligeira. É provável que possam ir para casa passado umas horas.

É importante que quem esteja convosco também esteja a par do que é expectável para vos conseguir apoiar melhor.

Lamento imenso se estás a passar por isto ❤️

Queres conhecer as experiências de outras pessoas que passaram pelo mesmo, vê os comentários deste post.

Espalha a mensagem:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.