grávida em trabalho de parto debruçada na bola de pilates e sendo apoiada por médica obstetra

Regresso da menstruação após o parto

Quanto tempo após o parto estiveste sem menstruar?

Não dá para adivinhar quanto tempo vai demorar o teu corpo a retomar o ciclo menstrual normal e nem toda a gente conseguirá identificar sinais de regresso da fertilidade.

Sabemos que em mulheres que não amamentam:
🩸A menstruação regressa, em média, 45 a 64 dias após o parto.
🥚A ovulação acontece, em média, 45 a 94 dias após o parto, mas pode ocorrer logo no 25′ dia.
🩸70% das pessoas vai ter menstruado nas 12 semanas pós-parto.
🥚Até 70% dos primeiros ciclos serão ovulatórios e, por isso, podem engravidar antes de menstruar pela primeira vez!

E quem amamenta?
O impacto da amamentação no ciclo menstrual depende acima de tudo da frequência com que o bebé mama. É a sucção do bebé na mama que inibe a cascata hormonal que leva à ovulação.
Contudo, o índice de massa corporal e estado nutricional da mãe também pode influenciar o regresso da menstruação.
Quando a alimentação é equilibrada e a composição corporal normal, é menos provável que a amenorreia seja prolongada.
Durante a amamentação exclusiva, cerca de 40% das pessoas não terá menstruação aos 6 meses pós-parto e algumas não menstruarão enquanto durar a amamentação.

⚠️ Novamente, a ovulação pode preceder a primeira perda de sangue, principalmente quando a amamentação não é exclusiva ou após 6 meses do parto – ou seja, podem engravidar antes de menstruar pela primeira vez!

ℹ️ Se querem saber como a amamentação pode ajudar como método contraceptivo, nomeadamente quais os critérios e taxa de falha, pesquisem sobre “método de amenorreia lactacional”.

Para quem inicia métodos contraceptivos hormonais pouco tempo depois do parto, não dá para responder a esta pergunta. Poderão ter ou não perda de sangue, que corresponde a hemorragia de privação ou spotting, mas não saberão quando o corpo estaria capaz de ovular e, consequentemente, menstruar.

🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.

Referências:

Jackson E, Glasier A. Return of ovulation and menses in postpartum nonlactating women: a systematic review. Obstet Gynecol. 2011;117(3):657-662. doi:10.1097/AOG.0b013e31820ce18c

McNeilly AS, Tay CC, Glasier A. Physiological mechanisms underlying lactational amenorrhea. Ann N Y Acad Sci. 1994;709:145-155. doi:10.1111/j.1749-6632.1994.tb30394.x

The World Health Organization Multinational Study of Breast-feeding and Lactational Amenorrhea. II. Factors associated with the length of amenorrhea. World Health Organization Task Force on Methods for the Natural Regulation of Fertility. Fertil Steril. 1998;70(3):461-471. doi:10.1016/s0015-0282(98)00191-5

Wasalathanthri S, Tennekoon KH. Lactational amenorrhea/anovulation and some of their determinants: a comparison of well-nourished and undernourished women. Fertil Steril. 2001;76(2):317-325. doi:10.1016/s0015-0282(01)01876-3

Espalha a mensagem:

11 thoughts on “Regresso da menstruação após o parto

  1. Olá Dra. Mariana, por aqui a menstruação chegou agora. A nossa filha tem 4 meses. Mantém amamentação exclusiva, aumenta de peso e está bem desenvolvida no aspecto psico-motor. Até agora, só tinha notado um corrimento gelatinoso, sem cheiro mas acastanhado, que cessava depois de 4 dias. O que aconteceu, foi que ontem surgiu a menstruação como sempre a conheci. Na verdade, escrevo este comentário porque fiquei apreensiva em relação ao facto de poder estar a diminuir a minha produção de leite por estar a menstruar. Não noto que a minha filha apresente sinais de fome ou que mame mais frequentemente. Mas ainda assim estou com receio. Deveria fazer um estudo hormonal? Será normal?
    Obrigada.
    Beijinhos

  2. O leite seca após vir a menstruacao se estiver a amamentar? É indicado começar a tomar anticoncepcional para não menstruar e proteger a produção de leite?

    1. Olá Marta. Não, o leite não seca quando vem a menstruação nem há vantagem de tomar anticoncepcional por esse motivo.

      1. Peço desculpa infiltrar me aqui mas estou exatamente como a Diana estava. Teve muito fluxo? Eu tive o bebe ha exatamente 3 meses e acho que me veio o periodo a julgar pelas dores mas tenho um fluxo monstruoso! Cada vez que vou a casa de banho fico assustada. Parece um rio. Estou em amamentação exclusiva e livre demanda. Ja vi que é normal aparecer mesmo estando assim apesar de me terem dito o contrário.

      2. Olá Dra Mariana,
        O meu bebé nasceu dia 10 de fev e Iniciei a toma da pílula Cerazette no dia 31 de março. No final de abril comecei com perdas de sangue, percebi que pode acontecer, mas estava desconfortável, por isso decidi deixar de tomar no dia 4 de maio. As perdas de sangue terminaram ao fim de 4 dias, sensivelmente, após a paragem da toma, mas duas semanas depois voltei a ter.
        Continuo a amamentar com a mesma frequência, uma vez que o meu bebé bebe exclusivamente o meu leite.
        É normal ainda existir perdas após quase 20 dias da paragem da toma? É efeito da pílula ou pode ser a menstruação ?
        Obrigada 😊

        1. Pode ser menstruação. Não se esqueça que deve usar um outro método contraceptivo. A amamentação exclusiva não é suficiente para prevenir a gravidez.

  3. Bom dia, tenho uma questão:
    vejo em quase todas as fontes referir-se quase em jeito absoluto que em mães em amamentação exclusiva, a menstruação só costuma aparecer ao fim de 6 meses ou, até mesmo, apenas quando a amamentação termina.
    Estou em amamentação exclusiva desde o nascimento do meu filho e a minha menstruação voltou rigorosamente quando ele completou 3 meses. O que se pode dizer sobre isto? É anormal? Foi cedo demais? Poderá haver algum problema?
    Obrigada!

    1. Olá Bruna. Como referido no post, só 40% das mulheres está sem menstruação aos 6 meses pós parto. Assim, 60% menstruará antes. É perfeitamente normal 😉

  4. Meu bebe está com 6 meses e faço amamentação mista, com complemento de fórmula. Ainda não menstruei, é normal?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.