Como foram as primeiras semanas do teu pós-parto?
Sabias que é bastante comum sentires algumas emoções intensas nessa altura?
O chamado “baby blues” ou “blues pós-parto” atinge até cerca de 40% das puérperas e refere-se a um conjunto de sintomas leves de depressão como tristeza, choro, irritabilidade, ansiedade, insónia, cansaço, dificuldade de concentração e oscilações de humor, que podem até incluir momentos de euforia.
Normalmente, os sintomas começam a surgir dois a três dias após o parto, atingem o seu pico após alguns dias e tendem a desaparecer por si só dentro de duas semanas após o início.
É fundamental que saibas que estas emoções fazem parte do processo de adaptação após o parto e não são motivo para te sentires culpada.
No entanto, é importante que tu e quem te rodeia estarem atentos a estes sintomas, pois o risco de desenvolver uma depressão pós-parto é cerca de 4 a 11 vezes maior entre as mulheres que experienciam o “baby blues” do que entre as que não tiveram.
Se os sintomas persistirem por mais tempo ou se tornarem mais intensos, procura a ajuda de um profissional de saúde.
🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.
Referências:
O’Hara MW, Wisner KL. Perinatal mental illness: definition, description and aetiology. Best Pract Res Clin Obstet Gynaecol. 2014;28(1):3-12. doi:10.1016/j.bpobgyn.2013.09.002
Reck C, Stehle E, Reinig K, Mundt C. Maternity blues as a predictor of DSM-IV depression and anxiety disorders in the first three months postpartum. J Affect Disord. 2009;113(1-2):77-87. doi:10.1016/j.jad.2008.05.003