Muitas grávidas ouvem, principalmente no final da gravidez, que têm pouco líquido. Mas afinal como se avalia a quantidade de líquido?
Durante a ecografia o líquido pode ser avaliado de 3 formas:
💧 subjectivamente, em que o médico a “olhómetro” diz se o líquido lhe parece normal ou não. E, se parecer normal, não é obrigatório avançar para outros métodos.
💧 índice de líquido amniótico (ILA) em que se soma a quantidade de líquido nos quatro “cantos” do útero e se considera que um ILA abaixo de 5 cm é pouco líquido.
💧 maior lago de líquido encontrado no útero em que se procura o sítio do útero com a maior quantidade de líquido, se mede a altura desse lago e se for inferior a 2cm é considerado pouco líquido.
Atualmente, considera-se que a avaliação do maior lago é a mais adequada para perceber se há pouco líquido ou não. Ou seja, a que permite que se identifique realmente as gravidezes que beneficiam de intervenções.
Usar o ILA para avaliar o líquido leva a um aumento destes rótulos de pouco líquido, com um aumento de induções do parto e cesarianas, sem melhoria dos desfechos periparto. Ou seja, mais intervenções desnecessárias.
Tiveste pouco líquido na gravidez? Quanto?
🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.
Referências: