grávida em trabalho de parto debruçada na bola de pilates e sendo apoiada por médica obstetra

Placenta velha

A placenta muda de aspecto ecográfico ao longo da gravidez e em alguns relatórios de ecografia está referido o seu grau.

É normal no terceiro trimestre ter calcificações, ou seja, ser grau 3, sendo ainda mais frequente em grávidas fumadoras. Não há estudos que digam que é perigoso e não é motivo para induzir o parto e muito menos para fazer uma cesariana.

A avaliação de bem-estar do bebé é feita por outros parâmetros (crescimento do bebé, quantidade de líquido amniótico, fluxos) e não pela aparência da placenta.

Por outro lado, uma placenta com calcificações significativas no segundo trimestre não é um achado normal e está associada a maior risco de desfechos adversos (por exemplo, restrição de crescimento fetal). Não é uma doença por si só, é um marcador de risco, algo que deve fazer o médico assistente estar ainda mais alerta na vigilância na gravidez para eventualmente antecipar o diagnóstico de algum tipo de complicação.

🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.

Referências:

Chen KH et al. Exploring the relationship between preterm placental calcification and adverse maternal and fetal outcome. Ultrasound Obstet Gynecol. 2011;37(3):328-334

Esta informação é de carácter genérico e não dispensa a consulta com o teu médico assistente.

Espalha a mensagem:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.