No último parto que acompanhei encontrámos um nó verdadeiro do cordão umbilical, descoberto após o parto (esqueci-me de tirar foto 🤦).
O nó verdadeiro do cordão é algo que acontece em <1% dos partos e é geralmente frouxo, ou seja, não está apertado e desliza facilmente ao longo do cordão. Estes nós frouxos não parecem ser clinicamente relevantes (ou seja, não parecem trazer complicações à gravidez e parto).
Recentemente surgiu uma metanálise que relaciona o nó verdadeiro do cordão com perda gestacional, mas acredita-se que isso será mais frequente com nós apertados ou múltiplos, que são situações ainda mais raras.
Nas ecografias da gravidez é difícil fazer o diagnóstico de nó verdadeiro do cordão. Algumas das imagens ecográficas que parecem um nó na realidade não o são. É considerado desnecessário procurar ativamente por eles na ecografia visto que são raros, não temos nenhuma conduta diferente validada perante esse diagnóstico e leva a um aumento da ansiedade (da grávida e do profissional de saúde que acompanha a gravidez e parto).
Suspeitar da existência de um nó verdadeiro do cordão não é motivo para indução do parto nem cesariana.
🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.
Referências:
DOI: 10.1038/s41372-018-0250-4
DOI: 10.1371/journal.pone.0239630