grávida em trabalho de parto debruçada na bola de pilates e sendo apoiada por médica obstetra

Parto com ajuda de ventosa

A ventosa é um instrumento que ajuda os bebés a nascer mais rápido por via vaginal (mas também pode ser usada em cesarianas).

Com uma campânula redonda encostada à cabeça do bebé, aplica-se vácuo e o médico que está a acompanhar o parto consegue, durante a contração e com a ajuda da força feita pela grávida, fazer também força para o bebé descer mais rapidamente pela bacia materna.

Existem vários motivos para se ajudar o parto desta forma: estado fetal não tranquilizador, exaustão materna ou doença materna que beneficie que o período expulsivo seja mais rápido.

Consegue diminuir-se a necessidade de ventosa incentivando a liberdade de movimentos no parto, dando apoio emocional de forma a que a grávida acredite ser capaz sem essa ajuda ou aguardando mais tempo, com paciência.

Ajudar um parto com ventosa aumenta o risco de algumas complicações para a mãe (por exemplo, laceração do períneo) ou para o bebé (por exemplo, hematomas na cabeça do bebé). Por isso é que, como qualquer outra intervenção no parto, apenas deve ser realizada quando os benefícios superam esses riscos.

Existem vários tipos de ventosa mas a utilizada maioritariamente em Portugal é a Kiwi. Se ouvirem falar em 🥝 no vosso parto, já sabem que estão a falar do uso de uma ventosa.

Precisares de uma ventosa para que o parto aconteça não faz de ti menos dona do teu parto. Estares informada, perceberes o motivo para a sua utilização, darem-te alternativas se possível e seres respeitada nas tuas escolhas, é o mais importante. ❤️

🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.

Espalha a mensagem:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.