grávida em trabalho de parto debruçada na bola de pilates e sendo apoiada por médica obstetra

Engravidar com um DIU

“Não quero pôr um DIU porque a filha da minha vizinha engravidou com ele!”

Ainda que seja válido não te sentires segura com um DIU, acho importante esclarecer qual a verdadeira eficácia do DIU (ou SIU=DIU hormonal) a evitar uma gravidez.

Como podes ver na tabela abaixo, a probabilidade de gravidez no primeiro ano de utilização do DIU/SIU é bem mais baixa do que com o uso corrente da maioria dos outros métodos contracetivos (apenas “perdendo” para o implante ou a esterilização).

Em 1000 utilizadoras de DIU, 8 terão uma gravidez no 1º ano comparando com 90 gravidezes por cada 1000 utilizadoras de pílula e 180 quando o método é o preservativo masculino. Ou seja, por cada “gravidez de DIU”, existem várias gravidezes que surgem com o uso dos outros métodos.

Então, porque é que parece que acontece mais com o DIU? Não sei… a minha teoria é que as pessoas partilham com mais facilidade o facto de ser uma falha do DIU do que uma falha de outro método qualquer, talvez por acharem mais engraçado ou sentirem que é “menos culpa sua”, ainda que qualquer método possa falhar mesmo se for utilizado da forma correta.

⚠️ Mas atenção, mesmo que seja pouco provável acontecer, se tiveres um DIU/SIU e sentires sintomas de gravidez, faz um teste de gravidez.

E, claro, manter uma gravidez não planeada por falha de DIU (ou de outro método) é uma escolha tua. Podes optar por fazer uma interrupção da gravidez até às 10 semanas de gestação.

Sobre os riscos de manter uma gravidez com um DIU e o que fazer nesses casos, falaremos noutro post. Mas posso já adiantar que o DIU fica fora da bolsa de águas e nenhum bebé nasce com ele na mão, como se costuma ver em fotos.

Espalha a mensagem para que menos pessoas tenham medos infundados sobre o DIU/SIU 💪

🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.

Referências:

Sociedade Portuguesa de Ginecologia, Consenso sobre contraceção, 2020

Espalha a mensagem:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.