Planear… quase todos nós gostamos do sentimento de ter a nossa vida sobre controlo. Sabermos quando vai acontecer cada etapa de forma a optimizarmos os vários timings da nossa vida.
Planear quando ter filhos não é excepção. Mas é, com alguma frequência, um dos momentos em que a vida nos mostra o pouco que controlamos.
Quando alguém partilha connosco a descoberta de uma nova gravidez, no nosso imaginário é como se a tivessem desejado num dia e imediatamente conseguido no seguinte. Passamos uma vida a fugir dela, com medo de falha do anticoncepcional que, quando a planeamos, nos surpreendemos com o surgimento da menstruação e o adiamento do positivo.
“Quanto tempo vou demorar a engravidar?”
Sabemos que 80% das pessoas engravidam nos primeiros 6 meses sem contracepção, tendo relações no período fértil. Que a probabilidade de gravidez nos primeiros ciclos menstruais desde que se deixa contracepção é cerca de 30% e que essa probabilidade vai diminuindo com o tempo que vai passando sem acontecer gravidez.
Habitualmente investigamos causas de diminuição da fertilidade do casal após 12 meses de relações sexuais sem contracepção e sem gravidez.
Essa avaliação deve ser iniciada mais cedo após os 35 anos de idade ou na existência de doenças que influenciam a fertilidade, como endometriose, malformações uterinas ou história de doença inflamatória pélvica.
Se tiveres ciclos menstruais irregulares, também deves ser avaliada o quanto antes. Possivelmente alguns serão anovulatórios e, por isso, sem qualquer probabilidade de gravidez nesses meses.
Como foi ou está a ser o teu caminho?
🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.
Referências:
DOI: 10.1093/humrep/deh870
Ola,
Eu deixei a contracepcao em abril e comecei a tentar engravidar em setembro. (Ciclo menstrual regular)
Vamos la ver como corre 🙂
Deixei a pílula em Fevereiro, e estive 4 meses sem mentruaçao, agora vem mas com ciclos muito grandes , 35 a 40 dias. Nao consigo engravidar
Desde já, muito Obrigada por todas estas partilhas!
Tenho uma dúvida que me acompanham:
“Sabemos que 80% das pessoas engravidam nos primeiros 6 meses sem contracepção, tendo relações no período fértil. Que a probabilidade de gravidez nos primeiros ciclos menstruais desde que se deixa contracepção é cerca de 30% e que essa probabilidade vai diminuindo com o tempo que vai passando sem acontecer gravidez.
Habitualmente investigamos causas de diminuição da fertilidade do casal após 12 meses de relações sexuais sem contracepção e sem gravidez. ”
E quem consegue engravidar e tem perda gestacional no primeiro trimestre? Qual a probabilidade de voltar a engravidar após curetagem? Qual o tempo estimado? E após esse tempo, que procedimento há a tomar?
Obrigada mais uma vez pelo blog e Instagram onde partilha tanto e nos acrescenta tantas certezas do caminho a seguir.
Lamento imenso a sua perda. Não há um limite de tempo que se tenha que esperar para engravidar após curetagem. Há até um estudo que diz que engravidando nos primeiros 3 meses após uma perda gestacional os desfechos são melhores do que esperando mais tempo. Mas, aguarde o tempo que precisar para se sentir preparada. A nossa parte emocional por vezes demora mais tempo a ficar preparada para uma nova gravidez que a parte física.
Está a ser duro. Nada que não tivesse à espera.
Do primeiro filho foram 13 meses. Agora como mudámos de pai, podia ser mais fácil, mas não…
Estou sem pílula à um ano e à 6 meses a tentar afincadamente e nada.
Há dias que custa muito e outros em que acredito que será quando tiver de ser…
Um beijinho
Pode ser bom fazerem uma consulta de ginecologia para perceberem se há algo que esteja a influenciar a vossa fertilidade. Abraço
Olá 🙂
Por aqui vamos em 1 ano e 4 meses sem pílula e a tentar engravidar sem sucesso 😞
Confesso que cada mês que passa a ansiedade aumenta e a tristeza começa a surgir..
Obrigada pelos posts
Após uma perda gestacional às 26 semanas em Maio, voltamos a tentar engravidar em Setembro.
Temos relações sempre durante o período fértil, antes de engravidar no ano passado sempre tive períodos muito irregulares, umas vezes 30 dias outras 40s e tais, sendo a média 44 dias. Neste momento a minha menstruação encontra-se mais regular 32/31 dias.
É possível obter um resultado positivo num teste de ovulação e não ovular? Pergunto isto porque a minha antiga ginecologista/obstetra disse que tendo em conta as minhas menstruações muito irregulares era muito possível ter ciclos anovulatórios . Como agora estou mais regular e com testes de ovulação positivos não quero estar a pensar que tenho mais probabilidades de engravidar sem ter.
PS: Desde Julho a aguardar uma consulta pré concepcionall consigo 🙂
Na 1a vez demorei um ano a engravidar, infelizmente foi anembreonaria. Após isso demorei 3 meses e nem estava a contar.
Agora andamos a tentar o 2o filho, a pouco tempo mas ainda conseguimos ..
Tenho o período regular.. mas já tenho 38 anos por isso tenho algum receio..vamos ver..
Obrigaod pelas partilhas
2 anos e 4 meses a tentar. Até agora tudo ok nos exames mas falta fazer a isterosalpingografia… Começa a ser difícil. Bjs
Olá!!
Tenho muitas dúvidas acerca deste assunto.. Nós começamos a tentar em Junho de 2021 e em Julho conseguimos mas perdi o bebé no primeiro semestre. Entretanto estamos a tentar novamente mas até agora sem sucesso. Tenho 35 anos, primeira gravidez, e os meus ciclos não são muito regulares. Deveria fazer algum tipo de investigação?
Olá Ana. Sim, acho que teria vantagens em fazer uma consulta pré-concepcional.