grávida em trabalho de parto debruçada na bola de pilates e sendo apoiada por médica obstetra

Liberdade de movimentos no parto

Qual a melhor posição para o parto? Não sei… A que tu escolheres no momento do parto, possivelmente depois de experimentares várias.

Poucas pessoas escolherão a posição de decúbito dorsal (deitada de barriga para cima) quando deixadas livres… Esta posição está associada a um maior risco de compressão aorto-cava e diminuição da perfusão uteroplacentária, com alteração da monitorização fetal.

A liberdade de movimentos é uma das abordagens úteis para limitar as intervenções no parto, referidas pelo Colégio Americano de Gin/Obst (ACOG) .

Hoje foi dia de partosutra como sempre… durante cerca de 1 hora a grávida ora estava no banco de partos, ora de gatas no colchão, posição de corrida, cócoras, novamente no banco… E nesse tempo víamos os cabelinhos do bebé a aparecer a cada contração entre os lábios vulvares, mas sem grande progressão. 👶

Até que ela disse “tenho que me pôr em pé!” e assim se colocou – de pé agarrada à marquesa, joelhos ligeiramente fletidos, com o apoio do companheiro. Duas contrações depois, sim duas!, o bebé saiu a alta velocidade, estilo bungee jumping. 😳

🗣️ Vê os comentários, comenta e partilha o post correspondente no Instagram.

Referências:

DOI: 10.1097/AOG.0000000000003074

Espalha a mensagem:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.